02 Jul, 2021

Compliance é um aliado importante das contratações públicas

Tema foi debatido no Conversando com a Central, na quinta-feira (1º)

Arte: Gardênia Guedes/SAD

/image/journal/article?img_id=65945816&t=1625492302551

A importância da aplicabilidade do Compliance na condução dos processos licitatórios e das contratações públicas permeou a palestra do Conversando com a Central, realizada na última quinta-feira (1º). O debate on-line contou com a participação do gerente Geral de Governança em Licitações do Estado, Rodrigo Lages; da procuradora do Estado, Érika Lacet e da especialista em Compliance Público e instrutora do Cefospe, Sandra Vespasiano.

 

Rodrigo Lages, mediador do debate, iniciou o bate-papo virtual comentando sobre a importância do Compliance público no atual cenário, com a chegada da nova Lei de licitações. “Percebemos que esta nova lei irá reforçar cada vez mais a instrumentalização do compliance, a partir de códigos de conduta, canais de denúncias, análise de riscos, entre outros mecanismos, nas compras governamentais”, pontuou o gestor.

 

 

 

Na sequência a especialista no assunto, Sandra Vespasiano, versou pontos importantes entre o compliance, as contratações públicas e as licitações. “O Compliance público é uma quebra de paradigma, pois trata do controle de conflitos entre agentes públicos e a sociedade. Ele (compliance) vem para mitigar riscos dentro das compras governamentais”, destacou Vespasiano.  

 

 

Logo em seguida, a procuradora do Estado, Érika Lacet, comentou a respeito da institucionalização do Programa de integralidade nas contratações públicas em Pernambuco. “Este programa é um aliado da governança, pois irá trazer ganhos para a administração pública, como eficiência e transparência nas contratações públicas. Além disso, o conjunto de ações de integralidade estará alinhado com os gestores públicos no sentido de minimizar, ao máximo, os riscos de improbidade administrativa e corrupção”, destacou a procuradora.

 

Ao final da explanação, as palestrantes esclareceram dúvidas dos participantes do encontro. O próximo Conversando com a Central será realizado no dia 29 de julho.

 

Últimas Notícias

  • 03
    Dez
    2021

  • 30
    Nov
    2021

  • 29
    Nov
    2021

Vídeos