02 Set, 2021

Lançado Programa de Preparação para Aposentadoria na versão on-line

Arte: Gardênia Guedes/SAD

/image/journal/article?img_id=68920629&t=1630595211525

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração do Estado (SAD), sob a coordenação da Secretaria Executiva de Pessoal e Relações Institucionais (Sepri), em conjunto com o Centro de Formação de Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe) e a Gerência de Atenção ao Servidor (Gease), lança o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), desta vez, no formato on-line. A ação que faz parte do Programa Mais Servidor visa esclarecer e orientar todos os servidores da Administração Pública Estadual, a respeito do programa estadual de aposentadoria. Para participar o servidor precisa ter, no mínimo, 50 anos de idade e estar próximo do período de se aposentar, seja por idade e/ou por tempo de serviço.  

 

A secretária de Administração, Marília Lins, enfatizou a retomada desta importante ação promovida pelo Programa Mais Servidor. “O PPA é um programa importante que demonstra o cuidado e o respeito do Estado com seus servidores, sobretudo aqueles mais experientes, que ao longo de muitos anos se dedicaram à prestação dos serviços públicos, como forma de atender às demandas da sociedade e melhorar a vida das pessoas. A importância do programa fica ainda mais evidenciada no atual cenário de pandemia, que gera muitas incertezas e inseguranças aos servidores. O PPA oportuniza o planejamento adequado da aposentadoria e elaboração de um novo projeto de vida aos seus participantes. Parabéns a todos os envolvidos nesta ação”, atestou a titular da pasta.

Nesta fase atual, o PPA está promovendo capacitações on-line, por meio da plataforma de cursos a distância Microsoft teams, já disponibilizada pelo Cefospe. Ao todo, serão ministrados seis (06) módulos temáticos a respeito do tema. São eles: Módulo I (Aposentadoria, um Novo Tempo); Módulo II (Previdência do servidor público - Aposentadoria e Pensão); Módulo III (Introdução à educação financeira); Módulo IV (Identificação de talentos e habilidades); Módulo V (Empreender na aposentadoria); e o Módulo VI (Projeto de Vida não tem idade). A primeira turma iniciou as aulas na última segunda-feira (30.08).

 

Segundo o secretário Executivo da Sepri, Cirilo Cavalcante, “essa é uma ótima oportunidade de os servidores conhecerem a legislação que regula a aposentadoria. Ao final do curso de preparação para a aposentadoria, oferecido pelo Governo, eles irão compreender melhor a organizar suas finanças e ainda elaborar um roteiro para planejar o seu projeto de vida pós contribuição trabalhista”, destacou Cavalcante.

 

De acordo com a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, o PPA “vem atender a uma demanda importante dos servidores que estão próximos de se aposentarem. Ele foi idealizado pela SAD, com apoio do Cefospe e Gease para orientá-los em vários aspectos para o novo ciclo de vida. E, ao mesmo tempo, visa despertar novas habilidades e potenciais para atuação pessoal e profissional destes servidores com uma visão de futuro”, pontuou Cabral.  

 

Já a coordenadora pedagógica do Cefospe, Marilene Borges, explica que cada turma terá 30 alunos, com carga horária total de 80 horas/aula. “Todo o conteúdo programático foi planejado conjuntamente com os tutores do Cefospe. Esse programa tem a finalidade de oportunizar momentos de reflexão, planejamento financeiro e psicossocial nessa nova etapa da vida dos servidores. O projeto foi pensado em um formato modular que se complementa e conversa entre si, produzindo conhecimento para subsidiar o projeto de vida de cada participante, após a sua aposentadoria”, explica a coordenadora.

 

Para a gerente da Gease, Dilma Santos, “a retomada desse projeto demonstra a dedicação e o cuidado do Governo do Estado, por meio do Programa Mais Servidor, com o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores. Esta é mais uma ação exitosa do Mais Servidor”, atestou Dilma.

 

O servidor interessado em participar do curso deverá acessar o site: www.cefospe.pe.gov.br e efetuar a sua inscrição. Mais informações pelo telefone: (81) 3183- 8020.

Últimas Notícias

  • 03
    Dez
    2021

  • 30
    Nov
    2021

  • 29
    Nov
    2021

Vídeos